Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Atividades - Dificuldades na escrita

Ainda sem tempo para escrever, mas acabamos de ler um texto muito bom no http://sosaprendizagem.blogspot.com e não poderíamos deixar de postar aqui.


COMO AUXILIAR AS CRIANÇAS COM DISGRAFIA
Beatriz Azevedo Virissimo - psicopedagoga clínica

As crianças com dificuldades na escrita sentem dores nas mãos e nos braços, quando escrevem e necessitam fazer exercícios de motricidade fina diariamente para treinar os movimentos necessários para a escrita com a letra cursiva, como por exemplo:

  • Flexionar os punhos lentamente;
  • Abrir e fechar as mãos, esticando os dedos;
  • Mãos abertas sobre a mesa. Abrir e fechar 5x
  • Mão esquerda. Abrir e fechar 5x
  • Mão direita. Abrir e fechar 5x
  • Cotovelos apoiados na mesa. Abrir os dedos em leque e juntá-los. Mão E 5X e Mão D 5X;
    Braços flexionados apoiados à mesa. Uma mão na frente da outra, cada toca o dedo correspondente;
  • Entrelaçar os dedos fortemente e separá-los 5X
  • Movimentos de marionetes, rotação ao redor do pulso lento, rápido, mão dominante, mão secundária.
  • Exercícios grafomotores no quadro de giz: sobe, desce, riscar e apagar.
  • Recorte, pinturas e colagens, fazer bolinhas de papel e preencher desenhos.
  • Abotoar e desabotoar, atar e desatar, enrolar e desenrolar.

É importante lembrar que todos os movimentos apresentados no caderno devem ser feitos anteriormente pela criança em ambiente espaçoso. Pés funcionando como ponta dos dedos. A criança caminhando e pulando com um pé só sobre letras e números riscados no chão.

O caderno pautado deve sempre ser precedido pelo caderno de desenho e pelos exercícios corporais que tem a finalidade de preparar a criança para a escrita cursiva.

É necessário que o professor trabalhe o traçado correto das letras maiúsculas e minúsculas no quadro ou em folhas sem pauta com giz de cera. Só em um segundo momento utilizar o caderno de caligrafia, onde deverão ser repetidos os movimentos das letras com apoio da pauta, tendo em vista, que a fixação dos movimentos acontecem através do olho e da mão na cópia.

Pode-se trabalhar as letras com movimentos similares em 3 gruposa-o-d-g-qm-n-z-x-ve-i-u-s-r-l-t-p-f-j-h

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa do blog. Muito interessante!
    Como professora agradeço o empenho de vcs!
    Angelita M. Vieira - Coord. Lab. de informática pedagógica - em Joinville - SC

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Acessando o Google na internet, há muito tempo, encontrei este blog. E gostaria de comentar e registrar a você que é relevante este teu trabalho. Faz parte como link do nosso blog da escola Estadual Maurício Sirotsky Sobrinho do bairro Partenon em Porto Alegre. Queremos te agradecer pelas informações, dedicação e esforço por este teu blog. Abraço, professora Rosali.

    ResponderExcluir