Quando
algumas pessoas comentaram sobre a reportagem do fantástico sobre
pais e dever de casa, ficamos interessados, principalmente, no que se
refere a pesquisa realizada pelos sociólogos Keith Robinson e Angel
Harris.
Os
pesquisadores analisaram dados de cerca 10 mil crianças, dentre
outras questões concluíram que o apoio dos pais nos deveres de casa
tem efeito negativo sobre os alunos. O site Todos pela Educação,
para corroborar estes resultados, citou uma pesquisa inglesa,
realizada com 2000 adultos, sobre os motivos que os levavam a apoiar
os estudantes na lição de casa, um dos motivos citados era a
satisfação de ver a criança sendo elogiada e tirando boas notas.
Vale
ressaltar que a pesquisa realizada pelos sociólogos teve como
motivador questões sociais e raciais da sociedade americana, que
relaciona o poder aquisitivo e a questão racial ao grau de
envolvimento da família com a escola, bem como o sucesso escolar. A
ideia era mostrar que esta visão é equivocada. O resultado da
pesquisa teve uma enorme repercussão nos meios acadêmicos sendo bem
acolhido por uns e muito criticada por outros.
Mas um
coisa é certa, a pesquisa não levou em consideração as crianças
com problemas de aprendizagem, normalmente são elas que mais
precisam do apoio da família tanto em casa como na escola. Em casa,
visando minimizar os impactos das dificuldades na compreensão dos
conteúdos curriculares, na tentativa de evitar reprovações que
tanto abalam a autoestima de nossos filhos. Na escola mostrando que
há alguém olhando e acompanhando as questões escolares, para que
a criança não seja marginalizada, rotulada como preguiçosa,
moleque, etc.
Enfim, este blog é um
espaço onde relatamos nossa caminhada, nossa experiência como nosso
filhote, um guerreiro com problemas de aprendizagem. Independente do
que dizem as pesquisas, como pais de duas crianças, sabemos que
cada uma aprende de uma forma, que um de nossos filhos para obter as
notas que a escola exige para aprovação precisa do nosso apoio nas
atividades escolares, bem como ajuda de profissionais. O outro filho
precisa apenas de ser cobrado quanto ao horário para fazer as
atividades e de um acompanhamento mais distante.
Nós como pais de dois
filhos, um com diagnóstico de dislexia e déficit de atenção que
precisa ser um guerreiro para vencer as batalhas escolares. O outro
não tem vida de guerreiro, mas de nobre e não encara a escola como
batalha e sim como conquista, para ele a vida é mais fácil, mais
tranquila. Na escola, nas reuniões do guerreiro, cansamos de ser
atacados, de ouvir insinuações que deveríamos participar mais das
questões escolares do nosso filho. Na reunião do nosso pequeno
nobre sempre ouvimos que somos pais perfeitos e que todos os pais
deveriam ser como nós.
Acreditamos que
realmente os pais interferem pouco no desempenho escolar dos filhos,
porque quando uma criança tem um problema de aprendizagem é muito
difícil conseguir ajudá-la e ainda mais difícil conseguir que a
escola reconheça esta ajuda. Por outro lado, quando a criança não
apresenta problemas de aprendizagem ela não precisa da ajuda dos
pais, ela consegue ter um bom desempenho escolar por si só, nos dias
de hoje ela aprende independente dos pais e até mesmo da própria
escola.
Acreditamos também que um dado
importante e que gera uma lacuna na pesquisa dos sociólogos é o
número de crianças que recebe auxílio da família e
que apresenta problemas de aprendizagem e fraco desempenho escolar.
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