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domingo, 8 de junho de 2014

REPORTAGEM FANTÁSTICO – PAIS E DEVERES DE CASA

Quando algumas pessoas comentaram sobre a reportagem do fantástico sobre pais e dever de casa, ficamos interessados, principalmente, no que se refere a pesquisa realizada pelos sociólogos Keith Robinson e Angel Harris.

Os pesquisadores analisaram dados de cerca 10 mil crianças, dentre outras questões concluíram que o apoio dos pais nos deveres de casa tem efeito negativo sobre os alunos. O site Todos pela Educação, para corroborar estes resultados, citou uma pesquisa inglesa, realizada com 2000 adultos, sobre os motivos que os levavam a apoiar os estudantes na lição de casa, um dos motivos citados era a satisfação de ver a criança sendo elogiada e tirando boas notas.

Vale ressaltar que a pesquisa realizada pelos sociólogos teve como motivador questões sociais e raciais da sociedade americana, que relaciona o poder aquisitivo e a questão racial ao grau de envolvimento da família com a escola, bem como o sucesso escolar. A ideia era mostrar que esta visão é equivocada. O resultado da pesquisa teve uma enorme repercussão nos meios acadêmicos sendo bem acolhido por uns e muito criticada por outros.

Mas um coisa é certa, a pesquisa não levou em consideração as crianças com problemas de aprendizagem, normalmente são elas que mais precisam do apoio da família tanto em casa como na escola. Em casa, visando minimizar os impactos das dificuldades na compreensão dos conteúdos curriculares, na tentativa de evitar reprovações que tanto abalam a autoestima de nossos filhos. Na escola mostrando que há alguém olhando e acompanhando as questões escolares, para que a criança não seja marginalizada, rotulada como preguiçosa, moleque, etc.


Enfim, este blog é um espaço onde relatamos nossa caminhada, nossa experiência como nosso filhote, um guerreiro com problemas de aprendizagem. Independente do que dizem as pesquisas, como pais de duas crianças, sabemos que cada uma aprende de uma forma, que um de nossos filhos para obter as notas que a escola exige para aprovação precisa do nosso apoio nas atividades escolares, bem como ajuda de profissionais. O outro filho precisa apenas de ser cobrado quanto ao horário para fazer as atividades e de um acompanhamento mais distante.

Nós como pais de dois filhos, um com diagnóstico de dislexia e déficit de atenção que precisa ser um guerreiro para vencer as batalhas escolares. O outro não tem vida de guerreiro, mas de nobre e não encara a escola como batalha e sim como conquista, para ele a vida é mais fácil, mais tranquila. Na escola, nas reuniões do guerreiro, cansamos de ser atacados, de ouvir insinuações que deveríamos participar mais das questões escolares do nosso filho. Na reunião do nosso pequeno nobre sempre ouvimos que somos pais perfeitos e que todos os pais deveriam ser como nós.
Acreditamos que realmente os pais interferem pouco no desempenho escolar dos filhos, porque quando uma criança tem um problema de aprendizagem é muito difícil conseguir ajudá-la e ainda mais difícil conseguir que a escola reconheça esta ajuda. Por outro lado, quando a criança não apresenta problemas de aprendizagem ela não precisa da ajuda dos pais, ela consegue ter um bom desempenho escolar por si só, nos dias de hoje ela aprende independente dos pais e até mesmo da própria escola.

Acreditamos também que um dado importante e que gera uma lacuna na pesquisa dos sociólogos é o número de crianças que recebe auxílio da família e que apresenta problemas de aprendizagem e fraco desempenho escolar.





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